quinta-feira, 28 de maio de 2009

Que livro é você?

Dica do blog da nossa amiga Carolina Duarte, o LUSCA-FUSCA: no site do projeto "Educar para crescer", do grupo Abril, há um teste daqueles bem divertidos, que podemos fazer justamente naquelas horas em que não há mais absolutamente nada que mereça a nossa atenção. Responda 10 questões simples sobre sobre sociedade, a sua personalidade e relações humanas e descubra que obra você seria se fosse um livro! Eu fiz - veja no que deu (um clássico!):

Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Ok, você não é exatamente uma pessoa fácil e otimista, mas muita gente te adora. É possível, aliás, que você marque a história de sua família, de seu bairro... Quem sabe até de sua cidade? Afinal, você consegue ser inteligente e perspicaz, mas nem por isso virar as costas para a popularidade - um talento raro. Claro que esse cinismo ácido que você teima em destilar afasta alguns, e os mais jovens nem sempre conseguem entendê-lo. Mas nada que seu carisma natural e dinamismo não compensem.

- Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) é considerado o divisor de águas entre os movimentos Romântico e Realista. Uma das expressões da genialidade de Machado de Assis (e de sua refinada ironia), há décadas tem sido leitura obrigatória na maior parte das escolas e costuma agradar aos alunos adolescentes. Já inspirou filme e peças de teatro. É, portanto, um caso de clássico capaz de conquistar leitores variados. Proezas de Machado.


*

É, como dá pra ver ainda sobra espaço até para dicas no maior estilo "horóscopo". Aliás, seria bem interessante realmente se, ao invés de sermos guiados pelos astros e por signos do zodíaco, tivéssesmos nosso destino traçado de acordo com referências literárias. Coitado de quem fosse um "Dom Casmurro"...


CLIQUE AQUI E FAÇA O SEU TESTE!

2 comentários:

Carolina Albuquerque disse...

Eu sou "A paixão segundo GH", da Clarice Lispector.
=D

Adorei!
beijos!

Ana Carolina disse...

é... eu fiz... deu "O Vampiro de Curitiba" de Dalton Trevisan... interessante... tenho que ler agora né, fazer o que....^^