Sem dúvida, essa nomenclatura, autores contemporâneos, é muito abrangente, mas, acredito, é o suficiente para nos referirmos à produção literário no Brasil após a década de 30. É claro que, aqui, selecionei poucos autores, os mais clássicos-canônicos.
Essa "classificação", no entanto, indica uma característica literária: a partir de agora, colocar os autores e suas propostas estéticas em "caixinhas" é muito difícil! O mais importante é ler as obras. Os velhos quadros de características, adorados pelos livros didáticos, passam a ser, em certa mediada, inúteis.
Portanto, a partir dessas pequenas explanações teóricas, fica o convite: ler a obra, ao menos um conto, ao menos uma crônica, ao menos uma poesia e, quem sabe, um romance ou um teatro!
Aqui, então, fica o sobre o que chamamos de LITERATURA DE TOM REGIONAL - João Guimarães Rosa, João Ubaldo Ribeiro - e LITERATURA DE TOM URBANO, Clarice Lispector, Lya Luft e Lygia Fagundes Telles.
LEITURA OBRIGATÓRIA - UFRGS 2010
Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles
Abaixo, segue uma ilustração de Gus Morais - ilustrador que encontrei na internet. A imagem refere-se ao conto que dá título ao livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário